sexta-feira, 16 de julho de 2010

Competição x Colaboração


Olá,

Segundo José Antônio Rosa, professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos, está mais que provado que ter amigos e estabelecer relações de valor é melhor que subir um ou dois degraus de sucesso em detrimento d e coisas realmente importantes da vida.

As empresas e suas lideranças prestam desserviço às pessoas, a sociedade e a estas quando, em nome das metas estabelecidas, fomentam a competição interna entre os colaboradores, gerando lucros através de sofrimento desnecessário.

Para garantir a rentabilidade da empresa não são necessários nem produtivos que se deixe criar um ambiente competitivo. É pródigo o número de corporações com clima organizacional voltado a colaboração que tem excelentes desempenhos.

Abrir mão da competição interna não significa que as pessoas devem manter uma posição passiva diante dos desafios e aceitar tudo para evitar a competição com colegas. Pelo contrário, num ambiente voltado a colaboração é fundamental que as pessoas sejam pró-ativas, que questionem as verdades em busca de alternativas mais eficientes e mais rentáveis.

E, nesse sentido, é natural que haja algum grau de competição em busca do melhor para todos sem prejudicar o espírito de colaboração. Suponha-se que um colega tenha um objetivo pessoal e ilegítimo, tentando seduzir a empresa. A contra-argumentação se faz necessária. A questão fundamental é competir do jeito certo e pelas coisas certas.

Portanto, segundo José Antônio Rosa:

- Competir com colegas é personalização de objetivos, desvio que prejudica as pessoas e a organização. A competição é saudável quando é voltada a projetos, idéias, melhorias, e não as pessoas;

- Competir para tomar os melhores lugares igualmente é disfuncional para a empresa e cria competição entre pessoas. As empresas devem coibir esse tipo de situação que fatalmente chegara a baixeza. Ter legítimo interesse em galgar posições está correto, mas que isso advenha de melhores idéias, melhor desempenho, melhor contribuição para a empresa e o grupo.

Quem compete com colegas, mais cedo ou mais tarde acaba dando mais ênfase à briga que aos interesses da empresa e, paralelamente, essa pessoa acaba criando inimigos ou perdendo amigos. Mais cedo ou mais tarde poderá precisar deles, pois, só se cresce por meio de outros.

Um abraço,
Alberto Matos
beto@ilamp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário