segunda-feira, 30 de agosto de 2010

CORRA! SEU CÉREBRO AGRADECE.

Olá!

Todos já sabemos que a prática regular de atividade física é fundamental para a melhora do nosso humor e do nosso estado geral de saúde. Contudo, segundo a revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (19 de janeiro de 2010), estudos comprovam que a prática regular da corrida, resulta em ganhos ainda mais significativos e que, do ponto de vista prático, tem um forte apelo.

Em testes com camundongos, foram observados que a corrida pode gerar estímulos cerebrais que resultam na melhora do aprendizado e da memória, provocando significativas alterações fisiológicas e até estruturais no cérebro beneficiando as funções cognitivas.

Durante os testes, os cientistas observaram que os roedores que corriam de forma voluntária em suas rodas, tinham melhor desempenho em testes de aprendizado e também apresentavam maior número de células cerebrais se comparados aos que não se exercitavam.

Segundo os cientistas, o estímulo gerado pela corrida provocou efeitos profundos no hipocampo, que é a área do cérebro responsável pelo aprendizado e pela memória, resultando em ganhos a sua capacidade.

Esse estudo ratificou a comprovação de que, ao contrário da crença que vigorou até pouco tempo atrás, o cérebro tem capacidade regenerativa, ou seja, é capaz de produzir novas células e neurônios e o hábito de correr potencializa essa propriedade regenerativa.

Nossa memória e capacidade intelectual têm sido cada vez mais exigidas. Nós nunca fomos tão bombardeados por informações de todos os tipos. O simples processo de selecionar as informações que realmente nos interessam exige um esforço quase sobre humano e a atividade física regular, em particular a prática da corrida, pode nos ajudar a nos tornarmos os super-humanos que os tempos modernos exigem.

Você se lembra daquele seu colega de trabalho que acorda cedo todos os dias para correr e chega sempre com muita energia e disposição para trabalhar? Caso você ainda esteja levando aquela vidinha sedentária, provavelmente ele estará mais preparado que você para os desafios desse novo mundo e também do mundo corporativo. Além disso, ele terá maior capacidade intelectual para oferecer as melhores soluções ao seu chefe e ser promovido àquela vaga que você achava que seria sua. Este não é um apelo forte o bastante para começar a se mexer?

Na verdade, correr ou praticar atividade física regular tem como maior prêmio a transformação da vida das pessoas. Estas se tornam mais conscientes de si mesmas, de suas potencialidades, se tornam mais disciplinadas, perseverantes, sociáveis, compreensivas, sensíveis ao mundo e ao próximo, além, é claro, de mais saudáveis e mais inteligentes, aptas a correrem rumo à realização de seus sonhos.

Um abraço,

Alberto Matos
beto@ilamp.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário